
1ª é a chamada queda fisiológica: que ocorre normalmente por envelhecimento do próprio pêlo ou de sua raiz (folículo), assim esse pêlo cai para ser em logo substituído por outros. Essa queda fisiológica anteriormente referida ocorre em geral no verão e não é localizada (num único local da pelagem) mas generalizada, isto não querendo dizer que o animal se torne careca, pois essa queda é rarefeita. É percebida apenas com cuidadosa observação, pelo fato da pelagem ficar menos densa.
2ª Alopecia- chamada patológica: é a queda anormal, têm várias causas. Entre elas, doenças do próprio pêlo ou da pele do animal, tais como micoses, sarnas, eczemas, enfim uma variedade enorme de causas diretas no epitélio de revestimento animal. A queda de pêlos também pode ocorrer de forma indireta, por doenças nutricionais ou mesmo infecções. Entre as doenças nutricionais que podem determinar queda de pêlos pode-se citar a simples avitaminose A. Estando essa vitamina A ausente ou em quantidade insuficiente na alimentação do animal, essa vitamina chamada de protetora dos epitélios, poderá haver simples perda de seu brilho e resistência, culminando até por sua queda. Insuficiências de determinados sais minerais na alimentação, pode ter por conseqüência também queda de pêlos. Até simples falta na alimentação de determinados aminoácidos, que como é sabido são por assim dizer os tijolos que formam as moléculas de proteínas mais complexas, podem também determinar queda de pêlo.
3ª As Infecções, pelo fato de determinarem febre, poderá ser também uma causa de queda de pêlos. Sempre observe a pelagem de seu cão pois são inumeros fatores que causam a queda: Caso a queda de pêlos seja localizada, formando verdadeiras ilhas sem pêlo, isto requer imediato tratamento de acordo com sua causa, sendo em geral originada por parasitas, fungos, sarnas ou outros parasitas.
4ª Se a perda de pêlos ocorrer de forma generalizada, determinando apenas uma rarefação da pelagem, ficando a mesma menos densa, caso a mesma seja discreta e sem perda de brilho, trata-se de uma queda fisiológica e em geral ocorre durante a estação do Verão. Porém, quando essa queda é generalizada, tornando a pelagem além de rarefeita também o pêlo perdendo seu brilho, sua causa é geral. Neste último caso, apenas um cuidadoso exame das condições gerais do animal poderá elucidar sua causa específica ou suas causas. Existe também, um quadro mórbido chamado de Alopecia areata, cuja causa é nervosa, causando também queda localizada de pêlos.